20 de Setembro!

“O mês de setembro tem uma grande importância para o Rio Grande do Sul. 20 de Setembro é a data máxima do Estado e do nosso povo. Neste dia, em todos os recantos, os gaúchos reverenciam a Revolução Farroupilha – marco da história e da formação política da sociedade rio-grandense – suas causas e ensinamentos.” Fonte: Página do Gaúcho

Sou gaúcho. Nascido em Porto Alegre tchê. toda vez que o Rio Grande comemora a semana Farroupilha, me vêm à lembrança meus dias longe do pago. As cantigas do meu Rio Grande traíam meu coração. Mas a chinoca estava comigo. As mazelas da vida ensinam que o bom mesmo é pelear. Quando chegou a hora de ter filhos, queria ter um piá. Como todo bom gaudério, quer mostrar que macho de verdade tasca logo um guri. Mas quiz o Patrão de todas as querências que viesse uma guria. Depois, sim, me deu um piá. Eles cresceram nesse meu torrão amado, e se foram a outros pagos. Quando quizerem, estou aqui, envelhecendo na vida, mas sempre pronto pra recebê-los com uma cuia de chimarrão. Se tu, que me conheces, e queres, pode passar aqui no meu galpão. Vai ganhar um chimarrão, e toda a minha atenção! Aos gaúchos de todas as querências, um bom 20 de setembro.

Tags: , ,


